Em meados da década de 80, criadores americanos propuseram a Rubico Carvalho uma joint venture. Ele criaria brahman no Brasil e desenvolveria um rebanho nelore na América do Norte. Foi então criada a Four Star Cattle Company, em Houston, no Texas, fazenda gerida por Rubiquinho, o filho mais novo, durante 10 anos. Nesse meio tempo, Rubico foi conhecendo a qualidade do brahman e apreciando, sobretudo, a precocidade do composto.



Rubikinho, Neco Garcia, Rubico Carvalho, George Bush, Barbara Bush e Mark Forgason.
Dez anos depois, quando a joint venture dissolveu-se, Rubiquinho voltava ao Brasil para completar a formação de seus filhos, o nelore da Four Star Cattlle Co. era apontado por pesquisas do Clay Center e da Texas A & M, da Universidade do Texas, como a melhor raça para cruzamentos. Contudo, como os americanos mantinham-se céticos, o carro-chefe das vendas da fazenda era o México e a América Central.

Se os americanos não souberam reconhecer as vantagens comparativas do nelore, Rubico Carvalho, àquela altura, não tinha mais sombra de dúvida sobre o acabamento precoce de carcaça, volume de carne e a saúde do brahman. O criador teria importado imediatamente o gado para o Brasil, não fosse o trabalho que deu convencer a ABBA, American Brahman Breeders Association, das distinções entre as raças zebuínas.


Wendell Schronk (Vice Presidente Executivo da ABBA - American Brahman Breeders Association) no Caramanchão da Fazenda Brumado.
Rômulo Kardec de Camargos e esposa Graça Camargos recebem homenagem de Rubico pela abertura da vinda do Brahman para o Brasil.



Rubico Carvalho e Manoel Garcia Cid levaram anos explicando aos americanos que zebu não era só brahman. “Mas a pessoa-chave foi o ex-presidente da ABCZ, Rômulo Kardec de Camargos, que conseguiu finalmente convencer a ABBA a abrir o livro de registro para cada uma das raças”, lembra-se o criador.



Em plenas terras norte-americanas, um fato marcou para sempre a história do nelore. Rubico Carvalho teve a honra de ser o primeiro criador a ter um animal registrado dessa raça nos Estados Unidos; um fato que se repetiu, anos atrás, na Índia. Assim, Rubico Carvalho possui o registro número 1 da raça nelore nesses dois países.

Comitiva da ABCZ com o primeiro animal nelore da Índia, Anupalem Reg. nº 1 do livro Especial de Importação.
Rubico de Carvalho, Ed Cullers (Presidente da Brahman - USA) e José Rubens Carvalho com o animal nelore Registro nº 1 dos EUA.



Gabriel Prata Rezende, Rômulo Kardec de Camargos e Mario de Almeida Franco Júnior.
O brahman chegou à Fazenda Brumado em 1994. É o primeiro rebanho da raça no Programa de Melhoramento Genético da USP, em Ribeirão Preto. Todos os recursos têm sido investidos no seu aprimoramento, inclusive a fecundação in vitro, FIV, que incrementou a taxa de natalidade de bezerros.

Nenhum resultado, entretanto, é mais eloquente do que a aceitação dos animais Brahman Brumado em leilões e exposições. De 2000 a 2004, deteve o maior número de Campeonatos e Grandes Campeonatos na Expozebu, em Uberaba, MG.


Escritório:
Rua 18 nº 331 - Sala 11
Edifício Terra Boa - Barretos/SP
Tel.: (17) 3322.0166 / 3322.0570
Desenvolvido pela Williarts Internet